Faculdade de Moda

Sempre gostou de moda?. Pensou em fazer, mas está em dúvida se é ou não o que você realmente quer?.

Vamos conhecer um pouco sobre este curso…

O que é?
É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como jóias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

Dúvida do Vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Antes de escolher um dos dois, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem, negócios e produção. A diferença entre os cursos é que o primeiro tem boa parte de fundamentos teóricos em moda, enquanto o segundo é focado em disciplinas das áreas mais práticas – como criação de tecidos, roupas, moldes, corte e costura e acompanhamento da produção de modelista – e do setor de negócios (estratégias para empresas).

O mercado de trabalho
A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. “O mercado é imenso, começa na plantação do algodão até a repercussão da mídia depois dos desfiles”, explica Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do curso tecnológico da UCS, em Caxias do Sul (RS). As modas masculina, infantil, esportiva, praia e de lingerie são as mais carentes desse profissional. “A moda feminina é mais saturada”, diz Raquel Valente Fulchiron, coordenadora do bacharelado na Fasm. O estilismo ainda oferece oportunidades para a concepção de coleção de roupas, calçados e acessórios e para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, além da supervisão da produção, criação de estampas e costuras. Outro campo crescente é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de “bens vestíveis”, como celulares e players (MP4, por exemplo). O planejamento e o gerenciamento de marcas com base em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. Aumenta a demanda pelos consultores de moda para orientar pessoas a se apresentar em diferentes situações, assim como é boa a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, há campo na área educacional, nas faculdades de moda. Mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação. São Paulo possui o maior número de ofertas de trabalho, e uma concorrência mais acirrada devido ao número de cursos de Moda oferecidos. Há também vagas no interior do estado. Na Região Sul, empresas de calçado costumam contratar os egressos, e há demanda para o trabalho nas malharias. Crescem oportunidades na indústria têxtil nordestina.

Salário inicial: a partir de R$ 2.000,00 (fonte: profa. Eliana Gonçalves, da Udesc).


O curso
O currículo do bacharelado varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Des. de Moda; Des. Ind. (design de moda); Design (moda); Design da Moda e Estilismo; Moda (coord. de moda e ger. de prod.); Moda e Design; Moda e Estilismo.

O que você pode fazer
Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.
Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.
Design/Estilismo
Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.
Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
Negócios
Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.
Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Matriz Curricular: Estão são algumas matérias que serão estudadas no decorrer do curso.
Língua Portuguesa -Desenho de Moda I -Modelagem I -Marketing I -Fotografia Aplicada à Moda Cultura Brasileira -Francês Instrumental – Estatística Aplicada à Moda -Criação e Modelagem Automatizadas I – Comunicação da Moda – Ética, Direito e Legislação Aplicada – Desenvolvimento do Produto I Laboratório de Criação I – Moda e Comportamento I – Cor e Composição – Moda e Mercado Ilustração
fonte: Guia do Estudante

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